Primeiro Grupo de Transporte de Tropa

 

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), foi criado pelo Decreto Nº 43.089 de 22 de janeiro de 1958, sediado na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro e subordinado à Quinta Força Aérea (V FAe). O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º/1º GTT - Esquadrão Coral) foi ativado em 07 de fevereiro do mesmo ano. O Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (2º/1º GTT - Esquadrão Cascavel) foi ativado em 01 de novembro de 1961 pela Portaria S-67/GM3.

 

O 1º/1º GTT foi criado para realizar o transporte de cargas, lançamento de paraquedistas e o transporte logístico para o Exército Brasileiro, principalmente nas regiões de fronteira e na Amazônia, além de servir ao Governo Federal no apoio em calamidades públicas. Além de atender as necessidades do Exército Brasileiro, o Esquadrão Coral realiza tarefas de transporte aeroterrestre e transporte aéreo tático para Força Aérea Brasileira, bem como missões SAR (Search and Rescue - Busca e Salvamento) na parte sul do Oceano Atlântico, essenciais para a segurança da navegação aérea internacional. O 2º/1º GTT também foi criado para prestar apoio logístico para o Exército Brasileiro, além de servir ao Governo Federal no apoio em calamidades públicas. Com a chegada dos Lockheed C-130H Hercules com maior raio de ação, o Esquadrão Cascavel adquiriu a possibilidade de realizar missões para o exterior, bem como missões SAR (Search and Rescue - Busca e Salvamento) na parte sul do Oceano Atlântico. Com os KC-130H Hercules, passou a executar missões de reabastecimento em voo até os anos 90, quando essas aeronaves foram transferidas para o Esquadrão Gordo. No segundo semestre de 2013, o 1º GTT voltou a realizar missões de reabastecimento em voo, quando recebeu de volta essas aeronaves.

 

Devido a estreita colaboração entre os dois esquadrões, desde o início os Hercules do Coral e do Cascavel ostentavam os emblemas das duas Unidades aplicados na parte dianteira da fuselagem: no lado esquerdo estava o emblema da Unidade a que pertencia e no lado direito o emblema da outra Unidade, sendo comum uma Unidade voar com as aeronaves da outra. Em 2013, para minimizar os custos de manutenção e melhorar a capacidade operacional, a Força Aérea Brasileira decidiu concentrar em uma única base aérea todos os Hercules de sua frota. Assim, o 1º GTT foi transferido para a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, onde já estava sediado o /1º GT Esquadrão Gordo, que também opera com o mesmo tipo de aeronave. Desde então, os dois esquadrões do 1º GTT e o /1º GT passaram a atuar de forma totalmente integrada, resultando na retirada dos emblemas das aeronaves. O Coral, o Cascavel e o Gordo não foram extintos, pois as tripulações ainda utilizam os códigos-rádio originais e as bolachas nos uniformes, mas agora as missões são realizadas com qualquer aeronave que esteja disponível. A expectativa é que, com a entrada em serviço do Embraer KC-390, as três Unidades voltem a ter personalidade própria.

 

Com o objetivo de promover o incremento da eficiência administrativa e maior racionalidade da estrutura organizacional, em dezembro de 2016 o Comando da Aeronáutica extinguiu o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), as quatro Forças Aéreas (I FAe, II FAe, III FAe e V FAe) e os Comandos Aéreos Regionais (I COMAR, II COMAR, III COMAR, IV COMAR, V COMAR, VI COMAR e VII COMAR). Nesse processo de reestruturação, o COMGAR foi substituído pelo Comando de Preparo (COMPREP), o COMDABRA pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e as Bases Aéreas foram transformadas em Alas, mantendo sob sua subordinação as Unidades Aéreas sediadas em cada uma delas. Assim, a Base Aérea do Galeão se tornou a Ala 11, e nela estão sediados o 1º GTT (Esquadrão Coral e Esquadrão Cascavel), o 1º/1º GT Esquadrão Gordo, o 1º/2º GT Esquadrão Condor, o 2º/2º GT Esquadrão Corsário e o 3º ETA Esquadrão Pioneiro.

 

Aeronaves

 

No início o 1º/1º GTT utilizou os Fairchild C-82 Packet, que foram substituídas em 1968 pelos De Havilland C-115 Búfalo, que operaram até o final de 1974. O 2º/1º GTT utilizou os Fairchild C-119G Vagão Voador, que também operaram até o final de 1974. Atualmente, o 1º GTT utiliza os quadrimotores Lockheed C-130H Hercules (alguns originalmente dos modelos SC-130E e C-130E modernizados nos Estados Unidos e transformados no modelo C-130H e outros que anteriormente serviram na Força Aérea Italiana) e os KC-130H Hercules para reabastecimento em voo. Recentemente, todos os Hercules da FAB foram modernizados e passaram a ser denominados simplesmente como C-130, com alguns recebendo a designação C-130M e SC-130. Além de diversas melhorias nos sistemas operacionais, equipamentos de navegação e painel de instrumentos com telas digitais, os Hercules receberam um novo padrão de pintura.

 

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

 

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