1º EIA - Esquadrão Cometa

 

No dia 10 de julho de 1969 a Escola de Aeronáutica passou a se chamar Academia da Força Aérea, sendo transferida em definitivo no dia 23 de outubro de 1971 do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, para Pirassununga, uma pequena cidade no interior do Estado de São Paulo, a cerca de 200 km da capital. Na época de sua transferência, o Curso de Formação de Oficiais Aviadores tinha a duração de apenas três anos, sendo os dois primeiros realizados nos aviões holandeses Fokker T-21 e T-22, para o treinamento básico e avançado (substituídos pelos aviões brasileiros Aerotec T-23 Uirapuru e Neiva T-25 Universal), completando a sua instrução nos jatos Cessna T-37C Tweety Bird, que entraram em operação durante o ano de 1968 e voaram na Academia da Força Aérea até 1979. Até a entrada em operação do Embraer T-27 Tucano no dia 01 de julho de 1984, o T-25 Universal foi usado na instrução avançada.

Atualmente, os Cadetes Aviadores iniciam a instrução aérea primária e básica em seu segundo ano na Academia da Força Aérea, voando o Neiva T-25 Universal, completando 75 horas de voo nessa aeronave. No quarto ano os Cadetes realizam a sua instrução avançada na aeronave Embraer T-27 Tucano, também de fabricação nacional, no qual voam cerca de 125 horas. Nessas aeronaves os Cadetes desenvolvem as qualidades individuais de pilotos militares, dominando o avião em manobras de precisão, acrobacias, voos de formatura e por instrumentos, preparando-se para o seu emprego em futuras operações de combate.

Além de aprenderem a voar, os Cadetes completam o currículo técnico-especializado do Curso de Formação de Oficiais Aviadores com cursos de aerodinâmica, propulsão a jato, navegação aérea, tráfego aéreo, inglês técnico e meteorologia. Os novos pilotos saem da Academia da Força Aérea como Aspirantes a Oficial Aviador, seguindo para Natal, no Rio Grande do Norte, onde irão se aperfeiçoar voando no Esquadrão Joker.

O Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) é conhecido como Esquadrão Cometa e possui quatro Esquadrilhas: Antares, Castor, Sirius e Vega.

Aeronaves

Atualmente o Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea utiliza as aeronaves de fabricação nacional Embraer T-27 Tucano. O primeiro protótipo do T-27 Tucano realizou seu voo inaugural no dia 19 de agosto de 1980, tendo sido projetado para substituir os jatos Cessna T-37C Tweety Bird na instrução avançada dos Cadetes da Força Aérea Brasileira. O T-27 Tucano está equipado com uma turbina Pratt & Whitney PT-6A-25C com 750 shp de portência, tem velocidade máxima de 448 km/h e autonomia de 2.055 km, peso vazio de 1.810 kg e peso máximo de decolagem de 3.175 kg. O comprimento é de 9,86 metros e a envergadura de 11,14 metros.

No dia 09 de dezembro de 2021, o Esquadrão Cometa recebeu os primeiros T-27M, uma versão modernizada pela empresa Albatross Engenharia em parceria com o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais. A previsão é que 42 aeronaves sejam modernizadas para o padrão M, recebendo novos sistemas de comunicação, navegação e aviônicos, com painel de instrumentos dianteiro e traseiro no conceito glass-cockpit. Todas as aeronaves modernizadas vão receber o novo padrão de pintura.

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

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