1º/1º GTT - Esquadrão Coral

 

O 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte de Tropa, o Esquadrão Coral, é uma das Unidades que formam o 1º Grupo de Transporte de Tropa, subordinado à Quinta Força Aérea (V FAe). O 1º GTT foi criado pelo Decreto Nº 43.089 de 22 de janeiro de 1958, sediado na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O 1º/1º GTT foi ativado em 07 de fevereiro do mesmo ano, recebendo as aeronaves Fairchild C-82 Packet, que foram substituídas em 1968 pelo De Havilland C-115 Búfalo. No segundo semestre de 2013, o 1º GTT foi transferido para a Base Aérea do Galeão, também no Rio de Janeiro.

 

O 1º Grupo de Transporte de Tropa foi criado para realizar o transporte de cargas, lançamento de paraquedistas e o transporte logístico para o Exército Brasileiro, principalmente nas regiões de fronteira e na Amazônia, além de servir ao Governo Federal no apoio em calamidades públicas. Além de atender as necessidades do Exército Brasileiro, o Esquadrão Coral realiza tarefas de transporte aeroterrestre e transporte aéreo tático para Força Aérea Brasileira, bem como missões SAR (Search and Rescue - Busca e Salvamento) na parte sul do Oceano Atlântico, essenciais para a segurança da navegação aérea internacional.

 

Atualmente, o Esquadrão Coral utiliza os quadrimotores Lockheed C-130H Hercules, alguns originalmente dos modelos SC-130E e C-130E modernizados nos Estados Unidos e transformados no modelo C-130H, além de alguns C-130H que anteriormente serviram na Força Aérea Italiana. Recentemente, todos os Hercules da FAB foram modernizados e passaram a ser denominados simplesmente como C-130, com alguns recebendo a designação C-130M e SC-130. Além de diversas melhorias nos sistemas operacionais, equipamentos de navegação e painel de instrumentos com telas digitais, os Hercules receberam um novo padrão de pintura.

 

Por atuarem em estreita colaboração, os Hercules do 1º GTT ostentam os emblemas das duas Unidades aplicados na parte dianteira da fuselagem: no lado esquerdo está o emblema da Unidade a que pertence e no lado direito está o emblema da outra Unidade, sendo comum uma Unidade voar com as aeronaves da outra.

 

No segundo semestre de 2013, o 1º GTT voltou a realizar missões de reabastecimento em voo, quando recebeu de volta os KC-130 Hercules que estavam no Esquadrão Gordo.

 

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

 

RETORNAR