O QUE É UM SPOTTER?

Se você está ligado ao mundo da aviação, seja profissionalmente ou por hobby, com certeza já fez algumas fotos de aviões, helicópteros ou aeroportos, ou pelo menos já viu algumas pessoas com o "estranho" passatempo de ficar fazendo fotos de aviões, muitas vezes sob um sol de lascar, em aeroportos, bases aéreas e eventos aeronáuticos. Quando essas pessoas fazem isso não profissionalmente, são conhecidos como "spotters". E existem milhões deles espalhados pelo mundo afora.

 

O QUE É O WEBSITE SPOTTER?

O SPOTTER foi desenvolvido por Luciano Porto em abril de 2001, buscando proporcionar aos aficionados por fotografia de aviação um local para a divulgação gratuita de suas fotos. As primeiras fotos publicadas faziam parte do acervo do autor, feitas em diversas viagens para eventos como a FIDAE, Oshkosh e diversos outros pelo Brasil. A essas fotos foram sendo adicionadas as novas fotos que chegam diariamente. O SPOTTER não publica notícias nem vídeos.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR?

Sim, você pode participar, enviando quantas fotografias quiser, mas temos as nossas regras:

• Não aceitamos fotos de terceiros. Somente publicamos fotos enviadas diretamente pelos seus autores.

• Não publicamos fotos de acidentes aeronáuticos, de aeronaves danificadas ou com o objetivo de denegrir o seu uso.

•  Não aceitamos fotos escaneadas nem de celular, somente fotos feitas com câmeras digitais de boa resolução.

•  Desde o dia 01 de março de 2015 estamos publicando somente fotos de aeronaves dos esquadrões da Força

Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil e do Exércto Brasileiro.

 

AVISOS IMPORTANTES:

• Quando você enviar a sua foto para ser publicada no SPOTTER, será como colaboração voluntária, você não receberá nenhum pagamento por isso e nem pagará pela sua publicação.

• O SPOTTER não se responsabilizará pelo uso indevido de sua foto, caso ela seja copiada e publicada por outros websites, blogs, revistas e jornais sem a nossa autorização por escrito. Infelizmente muitas pessoas, algumas de forma inescrupulosa, copiam fotos publicadas no SPOTTER porque acham elas bonitas ou importantes e reenviam para outras pessoas ou publicam em seu próprio website ou blog, sem indicar o crédito do autor e a fonte. Se você não quer correr esse risco, não envie suas fotos.

• O SPOTTER não vende nem cede fotos que não sejam produzidas por sua equipe de fotógrafos. Se outro website, revista, jornal ou agência de publicidade nos procurar com interesse em publicar a sua foto, eles serão instruídos a lhe procurar através de seu e-mail, ficando a seu critério decidir o que fazer com ela. Você poderá ceder ou vender a sua foto, mas quando ela for publicada deverá ter o crédito em seu nome e a fonte onde foi captada, no caso, o SPOTTER.

• Preferimos que você nos envie somente fotos inéditas. O SPOTTER prefere não publicar fotos que já foram publicadas em outros websites. O objetivo é incentivar que cada fotógrafo escolha um website de sua preferência e envie as suas fotos somente para ele, incentivando o crescimento do website que escolheu. O ideal é que cada website publique material diferenciado, afinal, se for para publicar as mesmas fotos dos outros, ninguém vai se destacar e o segmento não vai crescer.

 

COMO ENVIAR SUAS FOTOS:

• Selecione suas melhores fotos, não envie fotos que não tenham condições de serem publicadas.

• Sempre que possível, envie as suas fotos "como saíram da câmera", sem nenhum ajuste ou retoque.

• Se o arquivo for muito pesado, apenas reduza o tamanho da foto (largura mínima de 1200 pixels).

  • Não envie mais de 10 fotos por e-mail. Se tiver mais fotos, mande um novo e-mail.

• Envie as suas fotos para o e-mail luciano@spotter.com.br

 

COMO IDENTIFICAR SUAS FOTOS:

1 - Nome e/ou modelo da aeronave

2 - Cidade, aeroporto ou base aérea onde fotografou

3 - Dia, mês e ano (ou data aproximada)

4 - Nome completo e e-mail do autor, para os créditos

 

VOCÊ PODE SER UM FOTÓGRAFO DO SPOTTER?

Sim, mas é um trabalho voluntário. Todas as fotos feitas através de credenciamento, permissão de acesso, ajuda de custo ou qualquer outro tipo de facilidade proporcionada pelo SPOTTER são para a publicação exclusiva no SPOTTER. Você continuará sendo o dono delas, mas não poderá ceder ou vender o material para nenhum outro meio de comunicação sem a autorização por escrito do SPOTTER. Em caso de solicitação do material por parte de algum outro meio de comunicação, os valores serão negociados pelo SPOTTER e o pagamento repassado para o autor. As fotografias deverão ser publicadas com o crédito em nome do autor, seguido pelo nome do SPOTTER.

 

VOLTAR